

Quem vai me acompanhar nesta jornada?
Cléferson Gava
É Candidato do Instituto de Psicanálise da SBPCamp (Sociedade Brasileira de Psicanálise de Campinas) filiada a IPA (International Psychoanalytical Association).
Formado no Curso de Psicanálise para Psicoterapeutas da SBPCamp, Pós Graduado em Saúde Mental e Atenção Psicossocial pelo INDEP e graduado em Psicologia/Formação de Psicólogos pela Universidade de Marília.
Atua como Psicanalista em consultório particular, realizando atendimentos de crianças, adolescentes, adultos, casais, e supervisor clínico.
Integrante do corpo clínico do Zaia Instituto de Altas Habilidades e Superdotação, realizando avaliações neuropsicológicas em crianças, adolescentes, adultos e atendimento clínico após identificação de AH/SD.
Atua, ainda, como Perito Técnico e trabalhou como Psicólogo Social em OSC executando atendimentos à famílias e indivíduos em situação de violação de direitos, em parceria com a Secretaria de Assistência Social do município de Campinas.

Quem vai me acompanhar nesta jornada?
Monique Nascimento
É psicanalista, correspondente internacional da Fédération Européene de Psychanalyse et Ecole Psychanalytique de Strasbourg, membro da Society for Psychoanalysys and Psychoanalytic Psychology, professora e pesquisadora no grupo de pesquisa Observatório da Realidade Organizacional UFSC.
Com curso de formação pelo Instituto Maiêutica Florianópolis e mestrado e doutorado pela Universidade Federal de Santa Catarina.
Monique tem experiência de trabalho em CAPS II e Ad, além de atuação na área clínica, especialmente, com adultos, casais e adolescentes.
Co-fundadora do Espaço Liebe, Monique tem se dedicado, ainda, à transmissão da psicanálise através de palestras, grupos de estudos, pesquisas e cursos.
O que posso esperar?
Os encontros dos Seminários Clínicos de orientação psicanalítica, cujo público alvo é de psicólogos, têm como objetivos:
- Refletir, discutir e compartilhar experiências sobre o campo psíquico que se estabelece na relação paciente/psicoterapeuta;
- Ampliar o olhar para uma atuação ética, direcionando etapas de avaliação e intervenção nos casos em que os participantes estejam acompanhando;
- Auxiliar também na aquisição de conhecimento teórico e técnicos para atuação clínica, oferecendo um ambiente seguro para acolher os participantes frente os impactos emocionais diante das queixas e demandas do paciente;
- Discutir os medos, preocupações e outras questões profissionais que possam emergir.
Com encontros semanais via google meet, cada semana um integrante do grupo ficará responsável pela apresentação de um caso.
Público Alvo
Psicológos.
